Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

saiba mais

Cuidado para seus pequenos, conheça a odontopediatria

Odontopediatria

A odontopediatria é o futuro do sorriso. A infância é uma fase muito importante para a saúde bucal. A odontopediatria tem um grande valor nessa missão: Aqui no consultório nós acompanhamos de perto o crescimento das crianças e podemos ajudá-las a criar e manter bons hábitos, desmistificando a ideia de que o dentista é uma coisa assustadora, contribuindo assim para adultos mais conscientes.

 

Quando nascem os "dentes de leite"?

Os primeiros dentes que nascem são os “dentes anteriores inferiores” (os incisivos centrais inferiores decíduos), por volta do 6º mês. Um alerta aos pais é para o nascimento dos “dentes posteriores” (primeiro molar decíduo), pois os mesmos nascem por volta do 16º mês, quando ainda não nasceram todos os “dentes da frente”.

 

Com que idade começam a nascer os dentes permanentes?

Normalmente, por volta dos seis anos.

 

Qual a importância do uso do flúor?

O flúor ajuda a fortalecer a camada mais externa do dente, diminuindo o aparecimento da cárie. É importante ressaltar que o flúor, assim como qualquer medicação, tem indicação e quantidade específica que depende da necessidade de cada criança, a qual precisa ser detectada pelo dentista que indicará se serão feitas aplicações no consultório (sob a supervisão do dele) ou em casa (sob supervisão dos pais).

 

É bom usar “pasta de dente”?

A pasta ou creme dental pode ser um bom aliado dos pais para estimular seus filhos a desenvolverem o hábito da escovação. Porém, os pais precisam ser informados sobre a quantidade correta e sobre o monitoramento da criança para impedir a ingestão do produto.

 

Qual “pasta de dente” é mais indicada?

As pastas de dente disponíveis para crianças são pastas com flúor e sem flúor. A indicação depende da necessidade de cada criança, que é diagnosticada pelo dentista.

 

O que o uso prolongado da chupar pode causar?

O hábito de sucção de chupeta, dedos ou mamadeira quando prolongados além do limite recomendado, podem desencadear alteração no crescimento e na harmonia dos ossos da face, como por exemplo a mordida aberta (quando os dentes superiores não tocam nos dentes inferiores) e ou mordida cruzada posterior (quando os dentes posteriores superiores não recobrem os dentes posteriores inferiores).

 

Como evitar que a mamadeira prejudique os dentes das crianças?

Com a mamadeira, a primeira atitude é acabar com a mamada da madrugada – que, na verdade, nunca deveria ter existido. Aquela ideia de quando o bebê chora no meio da noite é fome não é verdadeira. A partir dos 3 meses, a criança já não tem essa necessidade. A segunda é introduzir o copo de transição para água e suco. Depois, usá-lo para dar o leite do lanche da tarde, se ele existir. Então, a mamadeira que sai é a da manhã, introduzindo a criança ao hábito completo do café da manhã. Por último, a da noite. Isso tudo, claro, sempre alinhando com o pediatra a quantidade necessária de leite que deve ser ingerida pela criança.

 

Até que idade a criança pode fazer uso segura da chupeta? 

O ideal seria remover gradualmente este hábito até a idade de 2 anos, pois nesta fase existe a possibilidade do próprio desenvolvimento ósseo da criança corrigir as possíveis desarmonias faciais causadas pela chupeta. Mas, caso os pais não consigam, recomenda-se que a idade de 3 anos seja o limite. Deixe a criança o mínimo possível com a chupeta. Para isso, alguns hábitos podem ser bastante úteis como não deixar a chupeta disponível o tempo todo, tirando-a do campo de visão da criança e não ofertar a menos que ela solicite.

 

Compartilhe

Relacionados

Já pensou em ter um dentista indo até os idosos para atendê-los?

Com a odontologia domiciliar isso é possívelSabemos como a locomoção pode ser limitada e complicada para os familiares. Por isso, o atendimento odontológic leia mais+

Novos tratamentos oferecem opções mais naturais para restaurações odontológica

A restauração com resina apresenta diferentes indicações por ser um material que segue a coloração dos dentes. Atua na manutenção da s leia mais+

Qual o tipo de aparelho odontológico mais adequado para você?

Quais os benefícios obtidos ao utilizar aparelho dental? Seus benefícios vão, entretanto, muito além: melhoram a dicção, previne distúrbios leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.