Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

saiba mais

Você sabia que problemas bucais podem gerar dores faciais?

Tratamento

As dores orofaciais têm múltiplas origens, são frequentemente difusas e, embora sejam principalmente de origem local, também podem ser decorrentes de estruturas cranianas, cervicais ou torácicas. Variam da conhecida e temida dor de dente à incapacitante neuralgia do trigêmeo. São primordialmente de origem não oncológica, porém não devem ser esquecidas as causadas pelo câncer de boca. Podem ser agudas, como as pulpites, as infecções odontogênicas, a dor pós-operatória e os traumatismos musculoesqueléticos temporomandibulares ou crônicas, como a dor e disfunção mandibular decorrentes de distúrbios temporomandibulares (DTM), a síndrome da ardência bucal e a dor neuropática oral (ex.: dor neuropática pós-cirúrgica, odontalgia atípica ou dor facial atípica).

 

Por que quando abro e fecho a boca escuto um barulho?

Na cabeça tem uma articulação chamada articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelos movimentos essenciais na nossa vida, como falar, comer, rir, cantar, etc. Quando ocorre uma alteração nesta articulação, um dos primeiros sinais são os “barulhos” (estalos), os quais precisam ser examinados a fim de que se possa elaborar um plano de tratamento

 

Estava com dor de ouvido, fui no médico e ele mandou procurar um dentista. Por quê?

A ATM está localizada próxima ao ouvido, por isso é comum a sensação que a dor está sendo causada por ele. O dentista especialista em dor conhece as estruturas anatômicas da articulação, os músculos mastigatórios e possíveis interações dentárias que podem provocar sensações dolorosas.

 

Tenho dores de cabeça frequentes, elas podem ter relação com os dentes?

Sim, pois alterações nos músculos mastigatórios, articulação (ATM) e dentes podem causar dores de cabeça.

 

O que pode sentir ou apresentar um paciente que tenha DTM?

— Dor na região da face;

— Mudança na mordida de forma súbita;

— Piora da dor com o uso da ATM e/ou musculatura como mastigar;

— Limitação ou travamento de movimentação da mandíbula;

— Dor irradiada para cabeça, ouvido, dentes;

— Os pacientes podem ainda apresentar ruídos articulares, como estalos, estalidos ou barulho de “folha seca amassada”.

 

Tratamentos

Placas de mordida: São estruturas de acrílico que têm a função de proteger os dentes, aliviar as articulações temporomandibulares e promover o relaxamento dos músculos da região. "A mais utilizada é a placa estabilizadora lisa, indicada principalmente para pacientes que apresentam bruxismo do sono, em que o paciente range e pressiona os dentes enquanto dorme", afirma a cirurgiã-dentista Juliana. Segundo ela, a maior parte dos pacientes utiliza a placa apenas de noite, mas, dependendo do diagnóstico, em raras ocasiões, ela pode ser usada 24h por dia.

Medicamentos: Dependendo do diagnóstico pode ser indicado ainda o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, afirma o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia. "A aplicação da toxina botulínica como barreira para a liberação de substâncias que causam dor é outra possibilidade", diz. Não estranhe ainda a prescrição de antidepressivos e anticonvulsionantes. Eles também são usados para pacientes com dores musculares crônicas, já que elas são controladas pelo sistema nervoso central.

Procedimento cirúrgicos: São indicados apenas em casos extremos de DTMs. O procedimento é a última carta na manga do especialista, sendo usada apenas em casos que justifiquem um procedimento tão invasivo. Isso acontece com paciente que sofreram fraturas, apresentaram transtornos de crescimento, que desenvolveram tumores, entre outros problemas.

 

Atenção: Se você suspeita que apresenta DTM ou outra condição de Dor Orofacial, procure um Cirurgião Dentista em nosso consultório, nós podemos te ajudar.

Compartilhe

Relacionados

Já pensou em ter um dentista indo até os idosos para atendê-los?

Com a odontologia domiciliar isso é possívelSabemos como a locomoção pode ser limitada e complicada para os familiares. Por isso, o atendimento odontológic leia mais+

Você sabe como funcionam os tipos de implantes? Aprenda aqui!

A melhor opção para repor um dente perdido é através de um implante dentário. O implante é a peça não visível que fica no lugar leia mais+

Novos tratamentos oferecem opções mais naturais para restaurações odontológica

A restauração com resina apresenta diferentes indicações por ser um material que segue a coloração dos dentes. Atua na manutenção da s leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.