Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

saiba mais

Apneia é um assunto sério, mas não se preocupe, há tratamento!

Tratamento

A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco. Na apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos — e o duro é que muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.

 

É daí que derivam as consequências mais sérias do distúrbio. A redução de oxigênio super ativa o sistema nervoso, que eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos. E, com o tempo, isso se perpetua ao longo do dia. Daí o fato de a apneia do sono ser considerado um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca. Além disso, o quadro favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina (hormônio que permite à glicose entrar nas células e gerar energia), condições que contribuem para o surgimento do diabete tipo 2.

 

A apneia obstrutiva do sono é a versão mais comum da doença. Nesses casos, o ar para de fluir para as vias aéreas em função de um bloqueio temporário causado pelo relaxamento dos músculos da garganta — questões anatômicas interferem aqui. Em crianças, o problema pode estar relacionado ao aumento das adenoides, glândulas localizadas no nariz, ou das amígdalas, estruturas que ficam na entrada da faringe. A apneia central do sono, por sua vez, é um tipo mais raro, ocasionado por uma alteração na região do cérebro que controla a respiração.

 

Sinais e sintomas

– Ronco;

– Respiração ofegante;

– Sensação de sufocamento ao dormir;

– Sono agitado;

– Sonolência ao longo do dia;

– Dificuldade de concentração;

– Dor de cabeça matinal

 

Fatores de risco

– Excesso de peso;

– Maxilar inferior encurtado que empurra a língua muito para trás, tapando a garganta;

– Tabagismo – Álcool em excesso;

– Uso exagerado ou equivocado de sedativos;

– Aumento das amígdalas e adenoides;

– Dormir de barriga para cima;

– Tumores.

 

Tratamento

Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias. O CPAP é considerado o padrão-ouro no tratamento da apneia do sono. Quando a razão do problema é uma incorreção anatômica — na arquitetura da face ou nas amígdalas, por exemplo — indicam-se cirurgias.

 

Como é o tratamento para ronco e apneia?

O profissional especializado na área realiza o diagnóstico para saber qual a gravidade do problema e assim definir como será o tratamento, podendo envolver orientações, mudanças de hábito, dispositivo interoclusal e tratamento interdisciplinar com médicos.

 

Quais as indicações do aparelho feito pelo dentista para ronco e apneia?

O “aparelho” (dispositivo interoclusal) é indicado para apneia leve e moderada, casos de roncopatia e nos casos de apneia severa nos quais o paciente não se adaptou a alta pressão do CPAP (com o uso do dispositivo concomitante ao CPAP é possível diminuir a pressão do aparelho).

 

Como age o aparelho intraoral para ronco?

Estabiliza a mandíbula contra o maxilar impedindo que tecidos moles (tais como a língua) fechem a passagem de ar.

 

 

Compartilhe

Relacionados

Qual o tipo de aparelho odontológico mais adequado para você?

Quais os benefícios obtidos ao utilizar aparelho dental? Seus benefícios vão, entretanto, muito além: melhoram a dicção, previne distúrbios leia mais+

Já pensou em ter um dentista indo até os idosos para atendê-los?

Com a odontologia domiciliar isso é possívelSabemos como a locomoção pode ser limitada e complicada para os familiares. Por isso, o atendimento odontológic leia mais+

As inovações nos tratamentos de canal tornamos sua experiência muito mais confortável

“Tratamento de canal” (Endodontia): A endodontia é a especialidade da odontologia que trata a parte mais interna do dente, região na qual localiza-se o tecido leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.