Tratamentos

bruxismo | apertar e ranger dentes

"Sou cliente da Dra Elisângela desde 2002, uma profissional completa. Além de ter uma habilidade sem igual no exercício de sua profissão, os resultados são sempre satisfatórios. Elisângela tem um cuidado sem igual com seus clientes em um ambiente aconchegante e de uma simpatia inigualável."

Felix Souza

BRUXISMO


É um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes,de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória. É uma alteração que pode afetar crianças e adultos.

Os sintomas podem ser dores e ou desgaste dos dentes, sobrecarga nos ossos que suportam os dentes e na gengiva, fadiga nos músculos da face e pescoço e tensões nas articulações temporomandibulares – ATM, que podem causar desgastes e outros problemas.

O bruxismo diurno caracteriza-se por uma atividade semivoluntária da mandíbula, onde geralmente não ocorre o ranger, e sim o apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado. Normalmente, está relacionado a momentos de tensão, concentração e atividades físicas.

O bruxismo noturno é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons, enquanto o indivíduo encontra-se dormindo. Alguns sintomas caracterizam o bruxismo noturno: dor de cabeça ao acordar, dores nos dentes que diminuem de intensidade durante o dia, cansaço nos músculos da face e do pescoço, dores na região anterior ao ouvido, sonolência diurna e, principalmente, o ruído característico do ranger de dentes.

A avaliação de um especialista é fundamental para diagnosticar as possíveis causas e associações que as agrave, utilizando técnicas associadas de tratamento para buscar noites de sono mais agradáveis, ausências de dores musculares diurnas e a manutenção de dentes mais fortes e saudáveis.


Divisória