Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

Blog

PROTETOR BUCAL – MELHORE SUA ATUAÇÃO NOS ESPORTES

Protetor Bucal

Não há dúvidas de que os esportes trazem inúmeros benefícios para saúde. No entanto, quando não são praticados os cuidados adequados, podem oferecer alguns riscos físicos ao atleta, especialmente em esportes de contato.

Vamos entender um pouco mais sobre a importância dos protetores bucais? Acompanhe nosso post a seguir e saiba como aproveitar sua atividade preferida de forma segura.

 

Qual principal a função de um protetor bucal?

De maneira simples, o protetor bucal é um dispositivo que se encaixa nos dentes, protegendo a região ao absorver e dissipar qualquer tipo de impacto. Sendo assim, sua função vai além da proteção dos dentes, evitando fraturas de mandíbula (osso móvel da face), lesões das articulações da face (ATM) ou cortes nos lábios. Além disso, proporcionam indiretamente a proteção da coluna cervical e promovem o melhor rendimento do praticante de esportes – utilizando um protetor bucal adequado, o atleta pode se concentrar mais e melhorar sua atuação.

 

Para quem é indicado?

Os protetores devem ser utilizados sempre que uma atividade esportiva envolva possibilidade de queda, impacto e contato físico brusco ou choques com objetos voadores. Alguns exemplos são o futebol, beisebol, hóquei, skate, ciclismo e até musculação (muitas pessoas ao levantarem uma grande quantidade de peso fazem um apertamento dentário muito forte).


Posso usar qualquer protetor?

Existem diferentes tipos de protetores bucais. Para ser eficiente, o mesmo deve ser flexível, resistente e confortável. Deve também se adaptar na boca de maneira que não restrinja a fala ou respiração. Veja alguns tipos:

  • Protetores feitos sob medida: são feitos pelo seu dentista e personalizado para cada usuário. Justamente por serem fabricados sob medida, a partir de um molde de seus dentes, são extremamente confortáveis e seguros, sendo preferência da maioria dos atletas.
  • Protetores moldáveis em água quente: comprados em lojas de esportes, protetores desse tipo podem ter a forma alterada colocando-o em água quente para amolecer, mordendo o plástico aquecido em seguida para moldar na boca e encaixar nos dentes. Porém, sua proteção ainda não é adequada, já que não há garantia que irá se ajustar bem aos seus dentes.
  • Protetores comuns: esses protetores já são pré-moldados e prontos para uso. Contudo, geralmente não se ajustam bem aos dentes e podem dificultar a fala e a respiração.

 

Converse com seu dentista sobre os protetores bucais e tire suas dúvidas a respeito da eficácia de cada tipo. Se você for um atleta, é bom considerar o protetor sob medida, que seja exclusivamente seu. Afinal, o uso correto de um protetor bucal personalizado ajuda e evita diversos males que não combinam com os benefícios proporcionados pelas atividades físicas.

Até a próxima!

Compartilhe

Relacionados

ODONTOLOGIA INTEGRADA – CASO PREMIADO AMÉRICA LATINA 2019

Você já ouviu falar em Odontologia Integrada? Muitos podem imaginar que esta seja uma especialidade odontológica. Mas, na verdade, podemos dizer que se trata de uma junção de várias

leia mais+

RESINAS – POSSÍVEIS ATUAÇÕES

Se você achava que a finalidade das Resinas na odontologia se limitava apenas às restaurações, chegamos para te dizer que ela é muito mais do que isso! A Resina

leia mais+

CURIOSIDADES SOBRE O CLAREAMENTO DENTAL

Que tal conhecer uma versão mais bela dos seus dentes? O clareamento é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados nos consultórios. Essa busca tem uma

leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.