Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

Blog

APNEIA É UM ASSUNTO SÉRIO, MAS NÃO SE PREOCUPE, HÁ TRATAMENTO!

Tratamento

A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco. Na apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos — e o duro é que muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.

É daí que derivam as consequências mais sérias do distúrbio. A redução de oxigênio super ativa o sistema nervoso, que eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos. E, com o tempo, isso se perpetua ao longo do dia. Daí o fato de a apneia do sono ser considerado um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca. Além disso, o quadro favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina (hormônio que permite à glicose entrar nas células e gerar energia), condições que contribuem para o surgimento do diabete tipo 2.

A apneia obstrutiva do sono é a versão mais comum da doença. Nesses casos, o ar para de fluir para as vias aéreas em função de um bloqueio temporário causado pelo relaxamento dos músculos da garganta — questões anatômicas interferem aqui. Em crianças, o problema pode estar relacionado ao aumento das adenoides, glândulas localizadas no nariz, ou das amígdalas, estruturas que ficam na entrada da faringe. A apneia central do sono, por sua vez, é um tipo mais raro, ocasionado por uma alteração na região do cérebro que controla a respiração.

Sinais e sintomas

– Ronco;

– Respiração ofegante;

– Sensação de sufocamento ao dormir;

– Sono agitado;

– Sonolência ao longo do dia;

– Dificuldade de concentração;

– Dor de cabeça matinal

Fatores de risco

– Excesso de peso;

– Maxilar inferior encurtado que empurra a língua muito para trás, tapando a garganta;

– Tabagismo – Álcool em excesso;

– Uso exagerado ou equivocado de sedativos;

– Aumento das amígdalas e adenoides;

– Dormir de barriga para cima;

– Tumores.

Tratamento

Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias. O CPAP é considerado o padrão-ouro no tratamento da apneia do sono. Quando a razão do problema é uma incorreção anatômica — na arquitetura da face ou nas amígdalas, por exemplo — indicam-se cirurgias.

Como é o tratamento para ronco e apneia?

O profissional especializado na área realiza o diagnóstico para saber qual a gravidade do problema e assim definir como será o tratamento, podendo envolver orientações, mudanças de hábito, dispositivo interoclusal e tratamento interdisciplinar com médicos.

Quais as indicações do aparelho feito pelo dentista para ronco e apneia?

O “aparelho” (dispositivo interoclusal) é indicado para apneia leve e moderada, casos de roncopatia e nos casos de apneia severa nos quais o paciente não se adaptou a alta pressão do CPAP (com o uso do dispositivo concomitante ao CPAP é possível diminuir a pressão do aparelho).

Como age o aparelho intraoral para ronco?

Estabiliza a mandíbula contra o maxilar impedindo que tecidos moles (tais como a língua) fechem a passagem de ar.

Compartilhe

Relacionados

ODONTOLOGIA DO ESPORTE EM CURITIBA

O dentista especialista em Odontologia do Esporte pode atuar em qualquer lugar que apresente uma atividade esportiva profissional ou amadora tanto na prevenção quanto nos atendimentos de urgências que

leia mais+

PROTETOR BUCAL – MELHORE SUA ATUAÇÃO NOS ESPORTES

Não há dúvidas de que os esportes trazem inúmeros benefícios para saúde. No entanto, quando não são praticados os cuidados adequados, podem oferecer alguns riscos físicos ao atleta, especialmente

leia mais+

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL E PREVENÇÃO PARA A SUA SAÚDE

A prevenção é essencial para manter a saúde bucal. Os procedimentos de odontologia preventiva ocupam um lugar de destaque no Consultório, pois são a base para qualquer tratamento odontológico.

leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.