Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

Blog

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DENTISTA BIOLÓGICO?

Tratamento

Também chamada de Odontologia Integrativa, a Odontologia Biológica surgiu como uma forma de descrever o tratamento dentário que considera a pessoa como um todo e procura sempre a maneira mais segura e menos tóxica e traumática de aplicar o tratamento, levando em consideração diversos fatores que interferem na saúde bucal.

O termo pode até confundir alguns, porém o que acontece é a combinação de técnicas convencionais já consagradas com diferentes tipos de terapia Multidisciplinar e recursos tecnológicos sofisticados visando a saúde plena do paciente.

Dentista biológico na prática

O nome é novo, mas o conceito já é aplicado há muito tempo no consultório da Dra. Elisângela Dallazen. O objetivo é respeitar a individualidade, fazer uso da técnica menos invasiva e utilizar materiais biocompatíveis sem deixar de lado o conforto e a busca da solução estética ideal, mantendo o melhor equilíbrio do organismo de cada paciente. Vamos entender melhor?

ATUAÇÃO CONSCIENTE

– O Dentista Biológico atua com a consciência de realizar o tratamento da maneira menos tóxica e com o máximo de segurança para o paciente;

VÊ A PESSOA COMO UM TODO

– Consideramos a pessoa como um todo, pois sabemos que nem sempre as causas de uma dor odontológica são de fato um problema odontológico. Muitas dores dentárias são, na verdade, consequências de outros problemas e situações no corpo, os quais refletem nos dentes;  

TÊM O DOM DE OUVIR

– Acreditamos que ouvir as necessidades de cada pessoa é fundamental! Entender o que o paciente procura, suas dores, sentimentos… afinal, cada organismo é diferente e é isso o que irá nortear o tratamento mais adequado. Nesse ponto, o êxito do tratamento é uma via de mão dupla, que depende do profissional em entender o que é melhor para cada pessoa e, em contrapartida, existir um comprometimento por parte do paciente em ser sincero ao dizer o que está sentindo, tirar suas dúvidas, seguir todas as orientações do plano de tratamento e fazer o acompanhamento para avaliar as respostas do organismo.

 ATUAÇÃO CONJUNTA

– Para a maioria das pessoas os tratamentos restritos apenas a parte dentária são suficientes. No entanto, em alguns casos existe a necessidade de tratamentos em conjunto com outros profissionais. E é aí que entra a importância da visão do paciente como um todo.

O sucesso nos tratamentos odontológicos só ocorre quando profissional e paciente se unem para alcançar juntos um objetivo em comum.

Exemplos de atuação:

– Restaurações livres de mercúrio: Há muito tempo as restaurações “prateadas” ou “obturação”, que são restaurações de amálgama (as quais contém mercúrio), não fazem parte do nosso protocolo, sendo substituídas pelas resinas.

– Substituição por resinas compostas: As restaurações com resina se unem de forma adesiva ao dente, evitando assim o desgaste dos mesmos. Esse material, em especial as Resinas Importadas, tem a capacidade de devolver ao dente seu aspecto natural, tornando-se praticamente imperceptível e deixando o sorriso muito mais agradável.

Por que substituir as restaurações “prateadas” (de amálgama)

As restaurações de amálgama apenas fecham hermeticamente aquele espaço do interior do dente, enquanto o objetivo da restauração com resina é devolver a forma, a função e a estética do elemento dental.

Você já ouviu dizer que as restaurações “prateadas” são mais resistentes que os dentes, pois já aconteceu de o dente quebrar e a restauração ficar? Você acha que isso é um mito ou verdade?

A resposta é: MITO!

Entenda as diferenças

Metal (amálgama):

– É tóxico;

– O metal possui propriedades biomecânicas, como os coeficientes de contração e dilatação muito diferentes dos dentes, gerando trincas e fraturas. Imagine por exemplo o nível de contração e dilatação do metal ao comer ou tomar alguma coisa gelada e outra quente ao mesmo tempo?  Essas trincas e fraturas dependem do tamanho da restauração de amálgama: quanto maior a restauração, menor a quantidade de dente e consequentemente maior a possibilidade de fratura dentária;

– Um dos motivos desse mito existir é que numa situação adversa (força concentrada como morder um caroço, um grão de pipoca ou bala muito dura), a probabilidade maior é de fraturar o dente e não a restauração. Ou seja, o metal fica e quebra o dente;

– Em alguns casos (dependendo do produto utilizado, da técnica aplicada e do tamanho da restauração de amálgama) o dente fica manchado de cinza, como se o amálgama “tatuasse” o elemento dental;

– Não proporciona estética.

Resinas:

– Diferente do amálgama, as resinas possuem propriedades biomecânicas como os coeficientes de contração e dilatação muito semelhantes ao dente, o que não gera stress e trincas no dente;

– A Resina também é resistente e, em caso de adversidade por força concentrada a probabilidade maior é de fraturar a resina e não o dente, diferente do metal.

– Não desgasta o dente, pois une-se através de adesão;

– Existem diferentes tipos de resina. A diferença das resinas convencionais e resinas estéticas está na qualidade do material utilizado, na técnica anatômica, no tempo de execução e principalmente na aparência. As resinas importadas sofrem menos fraturas, mancham menos e ficam com a coloração muito mais parecida com os dentes.

Se você se interessou e também busca esse atendimento mais humanizado, fale conosco e agende um horário com a Dra. Elisângela Dallazen para conhecer todos os benefícios da Odontologia Biológica. Até a próxima!

Compartilhe

Relacionados

APNEIA É UM ASSUNTO SÉRIO, MAS NÃO SE PREOCUPE, HÁ TRATAMENTO!

A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um

leia mais+

FACETAS DE RESINA X FACETAS DE PORCELANA

As facetas, também conhecidas como lentes de contato dental ou laminados cerâmicos, são lâminas estéticas confeccionadas após criterioso planejamento, simulações e ensaios clínicos e podem ser de resina ou porcelana. Elas têm

leia mais+

CONHEÇA O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DRA. ELISÂNGELA DALLAZEN

O Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen oferece os melhores tratamentos odontológicos, priorizando o cuidado técnico odontológico e também, na mesma medida, os aspectos psicológicos e emocionais de cada paciente.

leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.