Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

Blog

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL E PREVENÇÃO PARA A SUA SAÚDE

Prevenção

A prevenção é essencial para manter a saúde bucal. Os procedimentos de odontologia preventiva ocupam um lugar de destaque no Consultório, pois são a base para qualquer tratamento odontológico. O cuidado dos dentes através de limpezas, com a retirada de tártaro e remoção de manchas permitem maior durabilidade dos tratamentos realizados e beleza ao proporcionar um sorriso mais claro.

A gengiva também merece um importante destaque, pois ela irá garantir a sustentação dos dentes e prevenir doenças que utilizam a gengiva inflamada como porta de entrada no organismo. A união da limpeza, análise da existência de fatores traumáticos, orientações sobre uma higiene oral eficaz, informações alimentares e indicação dos melhores produtos odontológicos disponíveis proporcionam saúde e longevidade aos dentes.

Por que devo ir ao dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses?

Estudos mostram que gengivas que apresentam tártaros os quais são removidos dentro do período de seis meses tem mais chance de voltar ao normal do que aquelas que ficam com tártaros por mais tempo, causando com mais frequência alterações na altura da gengiva e consequentemente maior sensibilidade nos dentes. Também sabemos que cáries que se formam no período de seis meses são tratadas com mais facilidade, evitando em muitos casos dores e até “tratamentos de canal”.

Já terminei o tratamento, preciso continuar indo ao dentista regularmente?

As visitas regulares têm como objetivo preservar e manter o que foi investido e conquistado durante o tratamento. É muito importante aliar uma higiene bucal realizada de forma correta com o monitoramento da saúde dos dentes e dos tecidos que o sustentam, pois é a união destes fatores que preservam e aumentam a longevidade e sucesso dos tratamentos já realizados.

Minha gengiva sangra ao passar fio dental, é normal?

Não. O normal é escovar, passar fio e comer sem ter sangramento gengival. Existem mais de uma causa, por isso é necessário a avaliação profissional que leva em conta as dificuldades próprias de cada pessoa.

Existe diferença entre as escovas de dente e fios dentais?

Sim, existem escovas e fios que dificultam a realização de uma boa higiene oral. Por isso a orientação personalizada é muito mais eficaz.

Se fizer bochecho, não preciso escovar os dentes?

O bochecho de forma alguma substitui a escovação e o fio dental. A escolha do melhor enxaguatório deve ser analisada de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Quanto tempo dura um tratamento odontológico?

A durabilidade depende muito do procedimento realizado, dos hábitos do paciente (range os dentes, morde objetos, roer unhas, etc.), do consumo de alimentos e bebidas com muito corante, se é fumante, entre outros. Mas o fator mais importante para durabilidade do tratamento são hábitos corretos de higiene oral (seguir as orientações sobre escovação e fio dental) e as consultas de manutenção no cirurgião-dentista.

Compartilhe

Relacionados

Querendo mudar seu sorriso?

Um sorriso atraente e saudável melhora não só a aparência estética, como também a autoestima de uma pessoa. Neste sentido, a odontologia tem se empenhado muito em aprimorar soluções,

leia mais+

QUAL O TIPO DE APARELHO ODONTOLÓGICO MAIS ADEQUADO PARA VOCÊ?

Quais os benefícios obtidos ao utilizar aparelho dental? Seus benefícios vão, entretanto, muito além: melhoram a dicção, previne distúrbios na articulação e promovem uma equilibrada distribuição das forças mastigatórias,

leia mais+

VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM OS TIPOS DE IMPLANTES? APRENDA AQUI!

A melhor opção para repor um dente perdido é através de um implante dentário. O implante é a peça não visível que fica no lugar da raiz do dente

leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.